Óleo Essencial de Tea Tree

Óleo Essencial de Tea Tree



Imagine um óleo essencial que pode ser usado puro sobre a pele! Ele trata acne, machucados, feridas e micoses. E ainda protege o organismo, fortifica a imunidade e fortalece nosso campo emocional e espiritual. Este poderoso óleo essencial, se chama TEA TREE!!! Conhecido como “doutorzinho” é um excelente anti-inflamatório, antiviral, antibacteriano e antifungos.

Seu principal constituinte é o Terpinen-4-ol e na maioria dos óleos essenciais de tea tree possui uma porcentagem média de 40% desta substância em sua cromatografia, responsável pela sua forte atividade antimicrobiana. O Óleo Essencial Orgânico de Tea Tree da Herbia possui uma média superior, atingindo até 44% de Terpinen-4-ol, o que lhe garante uma forte ação antimicrobiana e antisséptica elevada. Com isso, segue padrão internacional de qualidade pelo ISO 4730, que o classifica como óleo essencial premium. 

Como ele age?

“Uma das vantagens de se recomendar o óleo de tea tree como anti-séptico, é que é impossível para um micróbio infeccioso criar resistência a ele. O óleo possui uma complexidade química tão grande, com mais de 100 componentes, que uma bactéria não consegue modificar seu sistema enzimático para lidar com isso. Esta é hoje uma das grandes vantagens do uso do tea tree em substituição aos antibióticos convencionais, que a cada dia perdem mais ação pelo fato dos micróbios estarem desenvolvendo resistência a seus efeitos, exigindo assim o uso de drogas cada vez mais fortes e prejudiciais” declara Fabian László Flégner - Professor e pesquisador de óleos essenciais.

Aplicações e indicações do Óleo Essencial de Tea Tree

Aplicações e indicações do Óleo Essencial de Tea Tree

RESPIRATÓRIO: bactericida e antivirótico ajuda a combater gripes e resfriados, alivia garganta inflamada, amigdalite e gengivite, tosses e congestão. 

Aplicações:

Dor de garganta: pingar uma gota de Tea Tree em um copo de água e fazer gargarejo de 2 a 3 vezes ao dia. Pode-se também passar uma gota pura na pescoço na região da garganta, massageando.

Resfriado: Pingar uma gota no chá antes de dormir.

Imunidade baixa: usar duas vezes ao dia no aromatizador pessoal.

 

PELE: limpador, refrescante e antifúngico, eficaz contra piolhos, furúnculos e micoses. Acalma queimaduras de sol, estimula pele cortada a cicatrizar enquanto protege a pele de infecções. 

Aplicações:

Usado em máscaras, compressas ou escalda-pés. 

Para feridas e machucados: passar puro na pele, para limpar. E aplicar a mesma receita para acne ou micose. Mertiolate nunca mais!

Herpes e acne: o uso do óleo esssencial de tea tree é muito indicado para adolescentes com pele oleosa. Aplique algumas gotas no cotonete e passe sobre a acne ou herpes, a rapidez da cicatrização é impressionante. 

Picadas de inseto: aplique diretamente sobre a picada.

Piolho: misture 100ml de água mineral com 10 gotas de óleo essencial de tea tree. Borrife sobre os cabelos das crianças depois da lavagem para prevenção.  

Caspa: pingar 4 gotas no shampoo de uso diário de 200 ml, preferencialmente.

Axilas: se você transpira muito e fica com mal cheiro nas axilas, pingue algumas gotas no algodão e passe sobre a pele.

Bebês: nas assaduras de bebês, use um óleo, que deve ser de origem vegetal, de sementes de uva ou de amêndoas doces e misture 2 gotas de óleo essencial Tea Tree. Depois disso, passe na pele da criança.

 

É importante ressaltar que crianças com menos de 5 anos são mais sensíveis aos óleos essenciais. Sendo os óleos essenciais substâncias concentrados, não utilize o produto puro sobre a pele da criança, porém sempre diluído em óleo vegetal. Em bebês, é sempre bom limpar as mãozinhas depois de um banho com óleo, pois os bebês tendem a passá-las nos olhos.

LIMPEZA DA CASA: o óleo essencial de tea tree é mais saudável, ecológico e sustentável por substituir os produtos químicos, tornando-se também econômico. 

Aplicações:

Casa e banheiros: misture duas colheres de chá do óleo essencial de tea tree com 2 xícaras de chá de água em uma garrafa tipo spray. Ou misture 440ml de água com um pouco de sabão líquido e 10 gotas de óleo essencial de tea tree. Misture esta solução com sal grosso para esfregar banheiras e azulejos dos banheiros. 

Louça: adicione algumas gotas do óleo essencial de tea tree no detergente líquido biodegradável. 

Roupas: adicione algumas gotas na  máquina de lavar e irá notar que as suas roupas ficarão com cheiro de limpeza por mais tempo. 

Mofo: adicione algumas gotas numa garrafa de água tipo spray e borrife em lugares propensos a umidade ou use para retirar o mofo. 

GINECOLÓGICO: antifúngico, pode ajudar a tratar infecções vaginais. Usado em banhos de assento ou aplicação. Aplique duas gotas de óleo essencial puro no meio do absorvente ou no topo do tampão. Deixe de 3 a quatro horas. É o único óleo que pode ser usado puro desta maneira. 

 

Referencias:

Livro: Aromaterapia para doenças comuns, Shirley Price. Editora Manople Ltda.


http://mulherverde.blogspot.com.br/2012/09/oleo-de-melaleuca-ou-tea-tree.html